segunda-feira, 31 de agosto de 2020

7 Obscurantismo e iluminismo



De um movimento intelectual que trouxe sua contribuição enfeixado de sombras, enquanto amplia a liberdade aprisiona, limita a vista fixada na materialidade, filosófico, entretanto não se torna na pratica os três ideários: liberdade, igualdade e fraternidade. Fica assim sendo um composto de ideias e ideais sem a maturidade dos seus defensores para a pratica, no primeiro momento de convencimento, porque uma ideia elaborada para ser útil necessita da pratica principalmente de seus autores.

A primeira, liberdade, em pensadores que vieram do longo período sombrio da idade média, se o tutelado romano crucificava isso foi aprimorado com as fogueiras da inquisição, e os labores dos verdugos nos antros finitos das prisões, ah a liberdade em verdade, sentida por aqueles que a ansiavam e que edificaram no foro intimo que, os presos reais são aqueles que violentam aquela opção de escolher os próprios caminhos. Os verdugos aprisionados em suas obras, os juízes religiosos em suas sentenças com crueldade, e fraternidade ressoava apenas como uma palavra.

Adianta-se entanto a maturidade, neste estado inicial onde o pensamento vai tomando forma em questionamentos mais profundos, já que a liberdade como conceito não pode ser violada de maneira autoritária, pode sim, neste conceito, um conjunto de almas dispostas a encontrar a verdade que liberte quer se esteja em uma prisão ou fora dela..

A igualdade dentro dos parâmetros sociais efetivos, daqui a dois milênios terá inicio, igualdade nos deveres para que, cada elemento espiritual traga sua contribuição de amor ao coletivo, sim liberdade para escolher esse caminho de frequência na fraternidade a todo tempo, enquanto a liberdade filosofada aplicada com temperança, reconhece em si as leis divinas e as observa em vida. Tome por definição de vida a existência do espirito em sua imortalidade.

Não se trata de desprezo à condição dos primevos libertários com o intuito de serem fraternos ou disseminar a ideia de fraternidade que já se anota na humana idade, entretanto no surgimento do iluminismo, a tarefa de estabelecer o conceito igualdade, de certo que se tivesse visitado mesmo que filosoficamente oferecendo valores factíveis, ter-se-ia avançado na melhor compreensão, por definição de nossa parte, igualdade, no lastro  das oportunidades, e mesmo assim como principio gerador já que uns se esforçam noutros há inercia arbitrada.

Determinar o avanço de uma condição trevosa em tentar dominar o outro, quando o sublime peregrino oferece a formula luminosa amai! Tivessem com liberdade dissecado as nuances desta lei para aplica-la e a fraternidade, é apenas um dos aspectos dela, a igualdade teria sido alcançada em justas oportunidades, já que segundo o arbítrio do obreiro em si mesmo, se esforçaria para alcançar o benefício para a sociedade, outra lei, sociedade, de necessária vivencia em conceitos fraternais.

Não esta posto nas nossas palavras qualquer ensejo de julgamento, apenas elencamos alguns aspectos para vossa consideração, não se pede a criança que entenda os elementos que são postos aos adultos, dá-se a elas o ensejo de madurarem no campo das ideias desde o berço, sendo exemplos claros de auto aplicação do que se diz ser o mais correto, no que é posto como consecução da vida. As palavras são importantes para comunicar as ideias, o exemplo vivenciado delas é que é irresistível execução.

Assim não esgotada a temática, pode ser enriquecida com as obras, de John Locke, Voltarire,Montesquieu,Rosseau, e outros

Namaste

Autor espiritual


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso goste de alguma postagem do meu blog, fique a vontade para comentar, criticar, compartilhar
Antonio Carlos Tardivelli