Nos diversos estágios da criatura humana bem pode concluir-se ser divino, visto que por sua origem, dita a imagem e semelhança ao senhor da vida, todos trazem, algumas pré disposições íntimas para chegar em pleno entendimento, do porque está no aqui e agora. Como ser humano, é como se fosse movido pela força de sua origem, como se ela estando nele, movimentasse o discernimento para as aquisições necessárias, onde conclui que teve sua origem em Deus, suprema inteligência do universo.
Dada a premissa, entendemos o porquê de algumas criaturas que se destacam na multidão, sinceras e verdadeiras consigo, sentem essa “energia” que é divina, tratando sua alma em jornada única aquisitiva, tanto que é certo, que todas as criaturas se assemelham, destacam-se as que mais se empenham, isso é notório reconhecimento, os destacados são aqueles que mais compreendem porque buscaram estabelecer a si por escolhas arbitradas, considerar e reconsiderar acertos e equívocos, em todas as áreas de própria existência.
Vez a necessidade do conhecimento impulsiona o pensar ativo, mede o campo material pelo campo do espírito, já que é um espírito em sua origem, e isso ao iniciado é algo que assombra, entretanto, como de sua origem nas disposições íntimas retém um tanto do pai no filho, não que esse se fragmenta em bilhões de seres que se assemelham, sim como quem tem uma espécie de semeadura em si mesmo, cabendo-lhe o cuidado deste campo íntimo, lavrando de forma disciplinada todo pensamento, desde os instintivos àqueles que se tornam sentimentos, para germinantes na lei de causa e efeito, reproduzirem o que é perfeito em si mesmos por força de arbítrio.
Então se escolhe ser o que se torna, a princípio ignorante de si mesmo entanto, anotando sua necessidade de progresso, estabelece a princípio inconscientemente, depois com o amadurecimento da semente inteligência, começa a concluir-se espírito único no universo, como se não houvesse outro como ele, do pórtico da inteligência embrionária ainda, trata-se unindo disciplina movida pela inteligência, em um momento elevativo, instigado pela convivência com seus semelhantes, a buscar sua origem, em que, quanto mais intensa, sincera e verdadeira a disposição do espírito, melhor se torna, mais de si aprende, como que fosse a sua frente uma escala ascensiva desde o ponto de origem.
Ao que se dedique a entender as semelhanças, aprende a apreciar-se dentro desta escala ascensiva contribuir, servindo como referência para os que ombreiam consigo enquanto humanidade, no campo das afinidades e repulsas, porque o equívoco, o desacerto, a mágoa, o uso indevido das palavras,como entrave ao progresso possuem seus opostos em virtudes, para que os semelhantes em origem que se atraiam, para desde a causa primeira se elevem juntos, ai se constrói um campo fraternal onde o ser melhor que ontem mais se trata com discernimento acertado.
O de igual é a origem, o destaque é o disciplinado esforço, uns conseguem avançar rapidamente pois esses se rebuscam, medem seus feitos, meditam sobre os próprios pensamentos, como que movidos por disposição de sua origem, daquele que é a perfeição absoluta, que criou os céus e a terra, o plano mais elevado sutil ao pensamento, e outros que provam as criaturas, reunindo-as coletivamente nos estágios alcançados, e o coletivo avança, por isso a afirmativa que existem planos ditosos e menos ditosos, é a logica do amor divino, onde cada um recolhe os efeitos de suas obras, o que se conquista nao se perde, pode cair no campo do esquecimento como prova do amadurecimento ,mas fica por força atrativa, no campo do efeito, uma espécie de renovação em oportunidades de revivescia, dos bons feitos em si fixados e dos equivocados a serem corrigidos.
Pragmatismo religioso e doutrinário, leva a criatura a repensar o que se torna pelo que se faz, adentrando ao campo da filosofia em qual se aplica de forma disciplinada, para as aquisições do espírito, em conhecimento e reconhecimento de sua necessidade, desde a origem no amor supremo, a ser esse amor na parte que lhe cabe, atraindo assim espíritos luminares que já concluíram muitas tarefas virtuosas pela prática, instrutores do bem a ser feito no correr da existência, que a princípio, do desejo primordial é socorrer-se socorrendo o outro, disposição da essência onde em diversos estágios onde os semelhantes se atraem, realizam juntos .
Nesse sentido o pragmatismo de Jesus é perfeito pois transforma as criaturas pelo bom êxito na prática, por seus seguidores.
Namastê
pragmatismo= corrente de idéias que prega que, a validade de uma doutrina é determinada pelo seu bom êxito prático
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Antonio Carlos Tardivelli